Conheça a dieta mediterrânea: Uma das melhores para a saúde!

A dieta mediterrânea é uma das melhores para a saúde. Ela é rica em frutas, legumes, grãos integrais, peixes e azeite, e pobre em carne vermelha, laticínios e doces. Estudos mostram que a dieta mediterrânea pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, Alzheimer e câncer.

Diversas opções de alimentos servidos em uma mesa para compor a dieta mediterrânea
A Dieta Mediterrânea é famosa por ajuda a prevenir diversos tipos de doenças!

1# Corredor de Risco de Doenças Cardiovasculares

Em resumo, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e a dieta mediterrânea pode ajudar a reduzir o risco. Um estudo de 2015 publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) descobriu que pessoas que seguiam uma dieta mediterrânea tinham um risco 32% menor de doenças cardiovasculares em comparação com aqueles que não seguiam a dieta.

2# Proteção contra a Diabetes

A diabetes é um problema de saúde crescente em todo o mundo. A doença ocorre quando o corpo não consegue produzir ou usar insulina adequadamente. Além disso, a insulina é um hormônio que ajuda o açúcar no sangue a entrar nas células para serem usados como energia.

3# Proteção contra o Alzheimer

O Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta cerca de 47 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença ocorre quando as proteínas no cérebro se aglutinam e formam placas. Essas placas podem danificar as células cerebrais e levar à morte.

Você também pode gostar de:

4# Proteção contra o Câncer

Em resumo, o câncer é uma doença complexa que pode ser causada por vários fatores, incluindo a exposição a substâncias tóxicas, tabagismo e má alimentação. Além disso, a dieta mediterrânea pode ajudar a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como câncer de mama, câncer de cólon e câncer de estômago.

Como Seguir a Dieta Mediterrânea

A dieta mediterrânea é relativamente fácil de seguir. É baseada em alimentos que são amplamente disponíveis e que muitas pessoas já comem. Aqui estão algumas dicas para seguir a dieta mediterrânea:

1# Inclua muitas frutas e legumes na sua dieta

Frutas e legumes são a base da dieta mediterrânea. Eles são ricos em vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes essenciais. Além disso, frutas e legumes também são baixos em calorias e gorduras, o que os torna uma ótima opção para aqueles que desejam perder peso. Portanto, comer uma variedade de frutas e legumes também pode ajudar a prevenir o câncer.

2# Coma peixes e frutos do mar

Os peixes e frutos do mar são ricos em ômega-3, um tipo de gordura que é bom para o coração. Os peixes também são uma ótima fonte de proteína. Além disso, comer pelo menos duas porções de peixes por semana pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

3# Coma grãos integrais

Os grãos integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Eles também são uma boa fonte de energia. Além disso, os grãos integrais podem ajudar a reduzir o colesterol, controlar a glicose no sangue e manter o trato intestinal saudável. Comer uma variedade de grãos integrais também pode ajudar a prevenir o câncer de cólon.

4# Coma muitos produtos lácteos

Os produtos lácteos são ricos em cálcio, proteína e vitaminas. Eles também podem conter gorduras saturadas, que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, comer produtos lácteos com baixo teor de gordura e moderar o consumo de produtos lácteos gordurosos pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

5# Utilize azeite

O azeite é uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas, que são boas para o coração. O azeite também é rico em antioxidantes. Além disso, adicionar azeite à sua dieta pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

6# Coma carne vermelha e processada com moderação

Em resumo, a carne vermelha e processada são ricas em gorduras saturadas e colesterol. Eles também podem conter substâncias cancerígenas. Além disso, comer carne vermelha e processada com moderação pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer.

7# Beba vinho com moderação

O vinho tinto é rico em antioxidantes e pode ajudar a proteger o coração. Além disso, o vinho também pode aumentar o nível de colesterol HDL, o “bom” colesterol. No entanto, o vinho tinto também contém álcool, que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Beber vinho com moderação pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Veja também esse vídeo da Nutricionista Patricia Leite onde ela comenta todos os alimentos permitidos nessa dieta e ainda passa uma dicas extras de como contar as calorias.

Conclusão

Em resumo, a dieta mediterrânea é uma das melhores para a saúde. Além disso, ela é rica em frutas, legumes, grãos integrais, peixes e azeite, e pobre em carne vermelha, laticínios e doces. Além disso, estudos mostram que a dieta mediterrânea pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, Alzheimer e câncer.

Fontes & Referências:

O site Dicas de Academia é um site de informações da área fitness e tem como objetivo ajudar seus leitores a terem um estilo de vida mais saudável e de qualidade, se você estiver com qualquer problema de saúde não hesite em buscar um profissional!